Anúncio provido pelo BuscaPé

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Proposito do Avivamento

O avivamento é um despertamento espiritual, que atinge a Igreja do Senhor Jesus. Como a própria definição indica, os servos e servas do Senhor são despertados do "cochilo" (são revigorados) para estarem assumindo um compromisso com o Senhor, e conseqüentemente, agindo com responsabilidade em todas as áreas na qual estão inseridos. Sendo assim, podemos dizer que o "avivamento sempre acontece com objetivos definidos pelo nosso Deus". A seguir, estaremos comentando o objetivo principal (servir ao Senhor) e os aspectos que achamos mais importantes.

O propósito de "glorificar o nome do Senhor" deve nortear todo avivamento. Isso significa que os membros da Igreja estarão procurando com mais "sede" o Senhor (Sl 42: 1), sendo que passam a ter mais vontade de estar com Deus. Ou seja: não ficam procurando as bênçãos, e sim, o Deus de todas as bênçãos.
Cremos que os milagres (sinais da glória, amor e poder de Deus) são algo tremendo e importante, mas não deve ser o alvo da nossa atenção e muito menos o propósito para buscarmos o avivamento. Com essa meta em mente, podemos evitar que venhamos a seguir outro caminho, que com certeza desagrada a Deus, e não tem validade para a Igreja. Infelizmente, isso tem sido o objetivo de muitos, que se preocupam em ficar buscando avivamento para ver coisas extraordinárias, sinais acontecendo, e esquecem de adorar o Senhor.

Essa busca não deve ser entendida e priorizada como sendo apenas estar em cultos de adoração. O cristão precisa participar dos trabalhos de sua denominação religiosa, mas, no entanto, temos que estar conscientes que não é somente nos templos que servimos ao Senhor, pois devemos viver uma vida que testemunhe nossa crença em Jesus Cristo. E isso deve abranger todas as nossas ações.

Com isso, queremos dizer que no avivamento espiritual, a Igreja de Cristo é poderosamente motivada pelo Espírito, para servir o Senhor. E isso envolve:

Vivermos uma vida mais consagrada: é muito importante que tenhamos o objetivo de procurarmos uma santificação cada vez maior. Temos que retornar aos princípios bíblicos, e chorarmos diante de Deus, devido aos nossos pecados: "A ti, ó Senhor, pertence a justiça mas a nós o corar de vergonha" (Daniel 9: 7).

Participarmos na Igreja: os crentes têm prazer e sentem a necessidade de estarem assumindo e cumprindo os compromissos com a igreja, sem necessitar dos "apelos" diários por parte dos líderes da igreja, de outros membros e familiares. Reavivamento, de acordo com a história dos anteriores, enche as igrejas, lota as Escolas Dominicais de alunos, levanta evangelistas, chama pastores, recruta missionários, reúne fundos abundantemente, reúne famílias, livra das drogas.

Atuarmos na família: os crentes são os mesmos que freqüentam a igreja e a casa onde habitam. Pois são motivados a respeitar seus cônjuges; a cuidar melhor dos filhos; a respeitar os pais.

Amarmos as almas perdidas: ou seja, os membros do "Corpo de Cristo", apresentam um grande amor por vidas que estão sem Jesus, e se sentem impulsionados a evangelizar aqueles que estão próximos (vizinhos, familiares, amigos), como também, participar da obra missionária com o intuito de alcançar povos distantes, que precisam de salvação. Com isso, outros povos vão respeitar e adorar o nome do Senhor, deixando de andar nas trevas.

Influenciarmos a sociedade: a sociedade em geral é afetada pelo poder do Espírito Santo, pois são atraídas pela mudança de vida dos cristãos, pelo testemunho e voz profética que esses praticam. Também, devido à salvação (transformação das suas vidas), diminuem os políticos corruptos, pontos de prostituição, drogados, bêbados, menos criminalidade, etc. E também há maior atuação das igrejas cristãs na ação social, através de construção de hospitais, creches, orfanatos, abrigos para idosos, escolas, etc. O grande avivalista João Wesley, ao mesmo tempo em que pregava sobre avivamento, lutava pelas causas sociais na Inglaterra. Finney foi o maior avivalista do seu país, mas pregou ardorosamente contra a escravidão nos EUA no século passado. João Calvino atacou com veemência os juros extorsivos em Genebra. O avivamento traz profundas mudanças políticas, econômicas, sociais e morais. O avivamento não leva a igreja à fuga, mas ao confronto.

Dependermos do Senhor: os ministrantes procuram estar sempre conhecendo mais as doutrinas bíblicas, para estar mais próximos de Deus, como também, para transmitir a outros. E tanto nos momentos de preparo, como no transmitir, há dependência do Espírito Santo. Dentro desse assunto queremos comentar sobre a necessidade que os obreiros tem, de que os membros das igrejas venham sempre a interceder por eles. Já que esses não são "Super Crentes", e sim, crentes escolhidos por Deus para exercerem um ministério específico, que envolve muita responsabilidade, porque estão cuidando de vidas que pertencem a Cristo Jesus. Sobre a importância da igreja estar intercedendo pelos ministrantes, é bom lembrarmos que os membros da "Igreja Primitiva", oravam pelos seus líderes. Com isso, Deus concedia autoridade, intrepidez e livramento para os mesmos (Atos 4: 23-31; 12: 9-19). Quantas pessoas oram antes de ir a um culto, para que o Espírito de Deus venha sobre o pregador e o use, e à sua mensagem? Os ouvintes, tanto quanto o pregador, devem orar por isso, de outra forma estarão olhando para ele e sua mensagem. Não, todos devem olhar para Deus e compreender sua completa dependência do poder que somente Ele pode dar.

Aceitarmos a inspiração da Bíblia: o povo de Deus tem prazer em estudar mais a Escritura Sagrada, procurando sempre estar lendo e pesquisando, com o objetivo de conhecer mais o nosso Deus. Pois cremos que quando conhecemos mais a Bíblia, estamos automaticamente, sabendo mais sobre Deus.

Queremos finalizar essa parte reafirmando: avivamento com base na Bíblia tem o propósito de motivar (despertar) os cristãos a priorizar a glorificação do nome do Senhor. Isso alcança todas as áreas que temos contato, seja no templo ou fora dele, sendo que a nossa participação e influencia é percebida.

Enfim, chega-se à conclusão de que o avivamento não é nada mais nada menos que a vida de Jesus Cristo em nós e não se resume apenas no tempo em que você está cantando ou dançando na presença do Senhor. Mas, para que o avivamento nos alcance, precisamos de nos preparar para recebê-lo. Existem 8 (oito) princípios fundamentais para recebermos o avivamento, que são:

  • Oração, muita oração. Deus vem sobre a vida de um povo que o busca, que faz da oração um modo de viver.

  • Adoração, Deus busca verdadeiros adoradores que o adoram em espírito e em verdade o adorador entra nos Santos dos Santos e contempla a face do Senhor. O adorador tem a posição de guerreira na presença de Deus.

  • Arrependimento genuíno e pronto. Todo pecado deve ser removido, deve haver uma transformação no nosso modo de viver, ser radical não aceitar ou fazer parte do pecado.

Nenhum comentário: